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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65051

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Título: Potencialidades dialógicas entre a educação ambiental e a geografia escolar : desafios e possibilidades diante da crise socioambiental do século XXI
Autor(es): CALADO, João Manuel de Souza Marinho
Palavras-chave: Educação ambiental; Geografia escolar; Formação de professores; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Data do documento: 25-Out-2024
Citação: CALADO, João Manuel. Potencialidades dialógicas entre a educação ambiental e a geografia escolar: desafios e possibilidades diante da crise socioambiental do século XXI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Diante do atual cenário é bastante perceptível que uma crise socioambiental sem precedentes está instaurada, com seus efeitos sendo observados e sentidos em múltiplas escalas de vivência. No contexto atual, torna-se urgente buscar alternativas que permitam o desenvolvimento nos indivíduos de uma consciência socioambiental e que possibilitem a (re)construção de práticas socioambientais responsáveis e sustentáveis pelo mundo, especialmente no Brasil, nosso território de vivência que tanto é afetado por essas problemáticas. Para isso, é essencial que a Educação Ambiental (EA), temática de elevada necessidade e potencialidade contemporânea, seja trabalhada em múltiplos espaços e instituições dentro da sociedade, devido a sua ampla capacidade crítica-reflexiva. A EA adquire ainda maior potencialidade ao ser trabalhada na Educação Básica, etapa em que a construção do conhecimento, valores e a formação cidadã dos indivíduos está em amplo processo de desenvolvimento. Nesse sentido, é essencial que a Educação Ambiental seja trabalhada de forma transversal às diversas áreas do conhecimento como preconizam os principais documentos normativos da Educação Básica brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Perante esse amplo campo de possibilidades, potencialidades e áreas do conhecimento para o trabalho da Educação Ambiental na Educação Básica, a Geografia escolar se destaca, pois tem como seu objeto de estudo as inter-relações entre os seres humanos e a natureza no espaço geográfico, além de permitir a ampliação do entendimento de múltiplos contextos e realidades. O trabalho se propõe a analisar e refletir acerca das potencialidades dialógicas entre a Educação Ambiental e a Geografia escolar na visão dos professores de Geografia, em formação inicial e já formados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participantes da oficina colaborativa. Dessa forma, os resultados obtidos permitiram compreender a visão desses professores diante das potencialidades dialógicas entre a EA e a Geografia escolar, oferecendo subsídios que permitam o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais assertivas, impulsionando, cada vez mais, essas potencialidades diante de um cenário socioambiental caótico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65051
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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